REUTERS
LONDRES - O BNP Paribas adquiriu 25% de participação no braço de investimento do Saudi Investment Bank, disseram autoridades nesta segunda-feira, à medida que o interesse nas economias em expansão do Golfo Pérsico aumenta.
A notícia da compra veio menos de uma semana após a Arábia Saudita, o maior país do golfo e o maior exportador de energia do mundo, ter aliviado as regras de compra de ações sauditas por estrangeiros, um movimento esperado para atrair esses investidores.
Banqueiros disseram que as novas regras e outras reformas na Arábia Saudita, que tem impulsionado o maior mercado de ações do mundo árabe - ainda fortemente dominado por investidores locais -, ajudarão a fomentar o crescimento do setor financeiro do golfo.
O BNP Paribas vai comprar uma participação na SAIB Asset Managment Co, mudando o nome dessa companhia para SAIB BNP Paribas for Asset Managment, informou o órgão regulador do mercado de capitais saudita em comunicado divulgado em seu site na Internet.
O UBS afirmou no mês passado que iria abrir uma unidade de banco de investimento na Arábia Saudita, após a instituição ter firmado uma parceria com uma entidade local, a Development and Management House for Investments.