ASSINE
search button

Lucro líquido da Repsol aumenta 24% no 1º semestre

Compartilhar
SÃO PAULO, 31 de julho de 2008 - A petrolífera hispano-argentina Repsol YPF informou hoje que obteve um lucro líquido de 2,117 bilhões de euros no primeiro semestre de 2008, registrando um avanço de 24% em relação ao ganho de 1,706 bilhão de euros observado no mesmo período de 2007. A companhia atribuiu o resultado positivo às altas nos preços do petróleo no mercado internacional.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) totalizou 4,916 bilhões de euros entre janeiro e junho deste ano, alcançando um aumento de 15% com relação aos 4,274 bilhões de euros registrados no primeiro semestre de 2007.

Por áreas de negócio, a prospecção e produção cresceu 49,6%, para 1,327 bilhão de euros, enquanto as atividades de refinaria e comercialização de produtos petrolíferos caíram 2%, para 1,125 bilhão de euros.

Em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV, órgão regulador das bolsas de valores na Espanha), a Repsol afirmou que "os ganhos da companhia foram reportados em um cenário de altos preços do petróleo, queda das margens de refino e desvalorização do dólar ante o euro".

O presidente da Repsol YPF, Antonio Brufau, afirmou no dia 1º de julho que a companhia irá triplicar a quantidade de investimentos, principalmente no Brasil, onde a petrolífera pretender investir 1,5 bilhão de euros após a descoberta de um grande campo de petróleo na Bacia de Santos, a 310 km da costa do Estado de São Paulo, através do consórcio firmado com a Petrobras e BG.

A Bacia de Santos representa um dos 10 campos de petróleo contemplados como projetos-chave no plano estratégico da Repsol YPF.

(Redação - InvestNews)