ASSINE
search button

Lucro da Yamaha Motor recua no 1° semestre

Compartilhar
SÃO PAULO, 31 de julho de 2008 - A japonesa Yamaha Motor, segunda maior fabricante de motocicletas do mundo, anunciou um recuo no lucro líquido do primeiro semestre de 2008, para 25,850 bilhões de ienes, ante 49,594 bilhões de ienes registrados no mesmo período do ano anterior.

As vendas líquidas da companhia entre janeiro e junho deste ano recuaram para 869,057 bilhões de ienes, ante 930,335 bilhões de ienes observados no primeiro semestre de 2007. Já o lucro operacional da empresa entre janeiro e junho recuou para 46,701 bilhões de ienes, ante 72,147 bilhões de ienes vistos no mesmo período do ano passado.

"A economia mundial no primeiro semestre, encerrado no dia 30 de junho de 2008, enfrentou um período de queda, especialmente nos países desenvolvidos, devido a diversos fatores negativos, incluindo a piora da crise financeira nos Estados Unidos, desaceleração nos preços das ações e alta nos preços do petróleo bruto e de matérias-primas", declarou a Yamaha, em comunicado enviado à Bolsa de Valores de Tóquio.

Segundo a fabricante, a demanda por motocicletas permaneceu baixa no Japão, diminuindo as vendas domésticas em 7,1% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

"As vendas no exterior também recuaram 6,5%, para 784,5 bilhões de ienes, principalmente por conta da queda nas vendas de motocicletas, produtos náuticos e produtos relacionados ao segmento de energia na Europa e nos Estados Unidos, refletindo a diminuição do ritmo econômico. Entretanto, as vendas de motocicletas aumentaram na Ásia (exceto no Japão) e América Latina", acrescentou a companhia.

A Yamaha também diminuiu para 45 bilhões de ienes sua previsão de lucro líquido para 2008, enquanto sua previsão de vendas recuou para 1,72 trilhões de ienes no ano.

(Redação - InvestNews)