REUTERS
HONG KONG - As principais bolsas de valores da Ásia tiveram uma quarta-feira de recuperação, com os investidores acompanhando o otimismo de Wall Street, que passou a apostar que o pior momento para os bancos já tenha passado.
Os investidores também se animaram com a valorização do dólar e a queda nos preços do petróleo. Às 8h25 (horário de Brasília) o índice MSCI da região da Ásia Pacífico, exceto Japão, apresentava valorização de 1,52%, para 415 pontos.
O índice Nikkei da bolsa de Tóquio subiu 1,58%, para 13.367 pontos, impulsionado pela Matsushita Electric Industrial, que disparou 6,7% com um aumento de 86% no lucro trimestral, ajudada por fortes vendas de TVs de tela plana.
Contudo, a Sony perdeu mais de 3% depois que apresentou um fraco balanço trimestral na terça-feira com lucro menor que o esperado e reduziu suas previsões.
- Os balanços japoneses irão conduzir o mercado daqui para frente. Os resultados criaram um claro contraste entre a Sony, cujos resultados foram uma surpresa um pouco negativa, e a Matsushita, cujos resultados foram uma surpresa positiva- afirmou Misawa.
Dados mostraram que a produção industrial no Japão caiu 2% em junho depois de uma alta de 2,8% em maio, com o desaquecimento da demanda por carros e chips de computadores em outros continentes.
O índice Hang Seng da bolsa de Hong Kong avançou 1,94%, para 22.690 pontos. Na Austrália a alta foi de 1,84%, para 4.936 pontos, enquanto a bolsa de valores da Coréia do Sul teve alta d 0,67%, para 1.577 pontos.