Tetra Pak investe em logística reversa

SÃO PAULO, 24 de junho de 2008 - A fabricante de embalagens Tetra Pak é uma das empresas preocupadas com o ciclo final do produto. Desde 1996, a companhia investe R$ 5 milhões por ano em projetos que visam restituir o lixo pós-consumo. Este ano, a Tetra Pak completou 10 anos em projetos em escolas, tanto públicas quanto privadas.

Entre as ações feitas pela fabricante, estão a educação ambiental do cidadão, o trabalho realizada com cooperativas - no qual a empresa fornece contatos, direcionamentos, segurança - e recicladoras locais. "Nós lutamos para que o Brasil tenha um política nacional de resíduos sólidos desde 1995, do jeito que está hoje é insustentável", declara Fernando Von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pack.

O executivo explica ainda que as audiências que serão promovidas no Congresso trazem como benefícios inserir nessa cadeia os catadores e as cooperativas, além das tributações já existentes. "É necessária uma justiça fiscal. O que houve até agora foi tributação", reitera.

A empresa está otimista em relação à responsabilidade estendida dos produtores (REP) e busca fomentar a educação das pessoas para que se conscientizem da importância do assunto. "Seguimos uma política mundial da empresa Tetra Pak. O ideal é que a gente não mire nas empresas que não estão fazendo, mas nas que estão", diz Von Zuben, a respeito das instituições que não adotam medidas referentes ao ciclo final do produto.

(Aline Khouri - InvestNews)