Brasil quer auto-suficiência em fósforo

SÃO PAULO, 24 de junho de 2008 - O Brasil quer se tornar auto-suficiente em fertilizantes derivados de fósforo em até 10 anos, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes. "Temos minas de fósforo, mas as empresas detentoras não estão explorando esta fonte", afirmou o ministro.

Para Stephanes, os adubos e defensivos ainda preocupam os produtores brasileiros, mas se as minas existentes forem exploradas, o Brasil tem condições de atender suas necessidades.

Em relação aos fertilizantes de potássio, o ministro disse que há três minas com esse recurso no País, das quais duas pertencem a Vale e, somadas, atendem apenas 20% das necessidades. "Há uma mina em Nova Olinda (AM) com grande potencial, mas a exploração ainda depende de estudos ambientais e técnicos".

Stephanes disse que três empresas controlam a exploração de potássio no mundo. "Queremos uma agenda positiva para acelerar os estudos ou até mesmo a participação do governo em um consórcio para exploração", afirmou o Ministro.

(Sérgio Toledo - InvestNews)