Economia cresce 0,6% no 1º trimestre

SÃO PAULO, 4 de junho de 2008 - A economia da Austrália cresceu duas vezes mais rápido que a projeção dos economistas para o primeiro trimestre de 2008, resultando na valorização da moeda local devido à especulação de que o banco central poderá elevar a taxa básica de juros neste ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) apresentou um avanço de 0,6% entre janeiro e março, em relação ao trimestre anterior, informou o Escritório de Estatísticas do país. Os economistas previam uma elevação de 0,3%. Já em relação ao mesmo período do ano anterior, a economia registrou um crescimento de 3,6%.

A expansão mais forte do que o esperado, conduzida pelos gastos dos consumidores, ameaça impulsionar a inflação, que apresenta o maior índice desde 1991. O governador da autoridade monetária, Glenn Stevens, que elevou a taxa básica de juros para o mais alto nível observado nos últimos 12 anos em março, de 7,25% ao ano, optou ontem por manter a taxa inalterada pelo terceiro mês consecutivo, devido à evidência de que a economia da Austrália está desacelerando.

(Redação - InvestNews)