Elevação não foi uma conquista de futebol, diz Mifano

SÃO PAULO, 3 de junho de 2008 - O presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa SA, Gilberto Mifano, afirmou hoje que a elevação do Brasil a grau de investimento veio na esteira de uma séria de esforços e ações. 'O investment grade não foi uma conquista de futebol. O processo de estabilização da economia foi o principal objetivo, deixando assim, de lado, as soluções mágicas que marcara, os anos 80', disse Mifano, durante o 10º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais.

Segundo o presidente da BM&F Bovespa, o processo de estabilização veio de uma decisão política e a política de metas inflacionárias foi importante para o grau de investimento brasileiro. 'Além de afetar as classes menos favorecidas, a inflação alta gerava obstáculos para a realização de investimentos, tornava o Estado mais vulnerável a crises externas e levava a fuga de capital local'.

Mifano também destacou que não foi só o governo que trabalhou para que o Brasil fosse considerado, pelas agências de classificação de risco, local seguro para investimentos. 'O setor privado, através da auto-regulamentação e desenvolvimento de produtos e serviços, também desempenhou papel fundamental', disse o presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa SA.

(Vanessa Correia - InvestNews)