De acordo com a pesquisa, o cenário de 2007 evidencia uma queda de 20% do número de bancos desde o ano 2000, quando existiam 192 bancos, sendo 105 instituições privadas nacionais com e sem participação estrangeira, 70 bancos privados estrangeiros e com controle estrangeiro e 17 bancos públicos federais e estaduais. No ano passado, o número total de bancos ficou em 155 instituições. Todavia, o número de instituições em cada categoria ainda não foi disponibilizado no Relatório de Evolução do SFN (Sistema Financeiro Nacional).
No comparativo de 2007 com o ano anterior, a variação do número de bancos ficou negativa em 2,5%. Em 2006, havia 159 instituições. Destas, 85 eram bancos privados nacionais com e sem participação estrangeira, 61 eram bancos privados estrangeiros e com controle estrangeiro e 13 eram instituições públicas federais e estaduais.
A pesquisa é realizada anualmente pela Febraban e é composta por 11 macro-temas e aufere 70 itens variáveis. Entre eles: clientes com contas poupança; com Internet Banking; um guia completo das transações bancárias por origem; a quantidade e variedade de ATMs (Caixas Eletrônicos) instalados; o volume e descrição de gastos e investimentos realizados pelos bancos em Tecnologia.
(Redação - InvestNews)