JB Online
RIO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a instalação de mais estaleiros no país ao lançar o Programa de Modernização e Expansão da Frota de Apoio da Petrobras e a segunda etapa do Programa de Modernização da Frota de Petroleiros (Promef), da Transpetro (empresa de transporte e logística da Petrobras).
- Esse ato de hoje é mais um ato na consolidação da indústria naval, e queremos mais estaleiros no Rio de Janeiro, em Pernambuco, na Bahia, porque se não fizermos mais estaleiros, quando a Petrobras precisar de mais navios, não tendo estaleiro, a gente vai ter que comprar lá fora - disse.
O presidente Lula criticou os governos anteriores por se interessarem mais em importar equipamentos prontos. Segundo ele, essa pode ser uma alternativa de menor custo, porém, segundo o presidente, é preciso ter uma visão de longo prazo e considerar o potencial de geração de emprego e renda da indústria naval.
- A visão não pode ser apenas a do curto prazo. É preciso ter consciência de que uma empresa como a Petrobras não pode existir apenas para ser a sexta do mundo, ela existe também para ser alavancadora do desenvolvimento desse país, geradora de oportunidades para outros setores da sociedade - afirmou.
Lula conclamou os empresários a confiarem na indústria naval brasileira, que segundo ele, veio para ficar e se transformar na grande indústria naval do mundo.
Com informações da Agência Brasil