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RIO - A empresa brasileira Schincariol fechou nesta quarta-feira com a Ambev a compra da marca e ativos como fórmula, centros de distribuição e pontos de venda da empresa de bebidas Cintra, que envolve cervejas, refrigerantes e águas minerais.
Esta é a quinta aquisição da companhia desde o início de 2007 e envolveu R$ 39 milhões que serão pagos em dinheiro.
Dos 130 milhões de litros de bebidas que a Cintra vende por ano, cerca de 60% ficam no Rio de Janeiro, onde ela controla em torno de 5% do mercado de cervejas, segundo dados da Nielsen divulgados pela Schincariol à imprensa.
- Com a aquisição, a participação da Schincariol no Rio de Janeiro ganha cinco pontos percentuais - afirmou José Augusto Schincariol, membro do conselho de administração da empresa, em teleconferência com a imprensa nesta quarta-feira.
Nacionalmente, a companhia afirma que ampliará sua participação de 12,1 para 12,9% no segmento de cervejas com a aquisição, que ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A marca Cintra também é vendida em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, mas a Schincariol quer expandi-la para todo o Brasil, segundo Marcel Sacco, diretor de marketing.
A Ambev, que assumiu as fábricas da Cintra em março de 2007 por US$ 150 milhões, manterá as unidades de Piraí (RJ) e Mogi Mirim (SP) sob seu controle.
A companhia havia comprado a marca Cintra em outubro do ano passado por US$ 10 milhões. A Schincariol pagará R$ 16,6 milhões pela marca e R$ 22,4 milhões pelas fórmulas, pontos de venda e centros de distribuição.
Segundo José Augusto Schincariol, a companhia tem hoje 14 fábricas "que têm condições de absorver a produção da Cintra sem investimentos adicionais".
De acordo com o executivo, a empresa brasileira "continua de olho no mercado e sempre que vir oportunidades interessantes" vai avaliar a aquisição. Desde o ano passado, a Schincariol já comprou a Baden Baden, a Nobel e a marca de franquias Devassa, além da catarinense Eisenbahn no início deste mês.
Em 2007, foram aplicados R$ 600 milhões em aquisições, segundo a Schincariol. Neste ano, o orçamento total prevê investimentos de R$ 1 bilhão, mas a companhia não revela quanto desse montante já foi aplicado.