O projeto, a partir de sua implantação, vai incentivar na região a produção de 2,6 milhões de toneladas de grãos para exportação, com a geração de cerca de 20 mil empregos em toda a cadeia produtiva, além de incrementar em R$ 77 milhões a arrecadação estadual até 2013.
A controlada da Vale e seus parceiros investirão R$ 300 milhões nos próximos cinco anos. Além da recuperação e aumento de capacidade nos trechos ferroviários entre os municípios de Pirapora e Sete Lagoas, serão realizados investimentos na implantação do terminal multimodal de Pirapora e na aquisição e reforma de locomotivas e vagões.
A partir de 2009, o trecho ferroviário entre Pirapora e Corinto interligará a região ao restante da malha ferroviária da FCA e à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), o que permitirá o escoamento da produção de soja, milho e outros grãos, até o porto de Tubarão, em Vitória (ES). Em contrapartida, por este corredor chegará ao noroeste de Minas fertilizante e outros insumos.
O projeto Noroeste de Minas surgiu de um estudo feito pela Vale que identificou grande potencial de produção de grãos no Estado. A sinergia da empresa com os parceiros envolvidos possibilitará o desenvolvimento de uma nova região produtora.
O governo dará suporte ao projeto por meio de pavimentação e recuperação de rodovias, disponibilidade de linhas de crédito para custeio e investimento agrícola, além de um programa de promoção e fomento da região.
(Redação - InvestNews)