ASSINE
search button

Chefe da OMC: acordo mundial ainda é possível em 2008

Compartilhar

REUTERS

PARIS - Ainda é possível alcançar um acordo nas negociações mundiais de comércio antes do fim do ano, afirmou o chefe da Organização Mundial de Comércio (OMC) em uma entrevista publicada nesta terça-feira.

- Existem as condições políticas e técnicas para resolver as coisas em 2008 - afirmou Pascal Lamy ao jornal Les Echos, afirmando que o acordo precisa ser fechado neste mês ou no próximo para que haja tempo suficiente para os textos finais serem preparados.

As negociações de Doha da OMC foram lançadas em 2001 para ajudar os países pobres a exportarem mais e para impulsionar a economia global. Mas vários prazos foram perdidos devido às diferenças sobre as barreiras às exportações.

A OMC quer realizar uma reunião ministerial neste mês para garantir um avanço na rodada. Apesar de ainda não ter sido determinada nenhuma data para a reunião, Lamy afirmou que ela pode ainda acontecer.

- Ainda é factível. Os principais líderes políticos estão todos de acordo que precisamos completar as negociações até o final do ano - disse Lamy.

Ele explicou que, para isso, os membros da OMC ainda precisam chegar a um acordo em três áreas: subsídios agrícolas e tarifas alfandegárias para produtos agrícolas e industriais.