O aumento das vendas de diesel reflete o melhor desempenho da economia e o funcionamento de térmicas emergenciais. As vendas de QAV foram impulsionadas pela expansão do turismo, alavancada pela apreciação do real frente ao dólar, e pelo crescimento econômico. As vendas de gás natural cresceram 33,62% devido aos maiores volumes consumidos de gás combustível industrial, em substituição ao óleo combustível.
As vendas internacionais reduziram em 14,96% devido aos menores volumes comercializados de trading nos Estados Unidos, redução dos volumes vendidos de óleo e gás na Bolívia e a terceiros na Argentina, relacionado ao declínio natural da produção dos campos maduros e, no Equador, devido à falta da comercialização da produção no mês de março.
O volume das exportações em 2008 reflete a retração do mercado norte-americano gerado pela crise econômica.
O volume de vendas no mercado interno caiu 2,25% em comparação com o quarto trimestre de 2007 devido à desaceleração sazonal do consumo relacionada ao diesel, considerando que a atividade agrícola foi mais intensa nos últimos três meses do ano passado.
(Redação - InvestNews)