ASSINE
search button

Governadores abrem diálogo com agricultores

Compartilhar
SÃO PAULO, 12 de maio de 2008 - Os governadores das províncias agropecuárias argentinas retomarão o diálogo nesta semana com os dirigentes dos agricultores, que cumpriam ontem o quarto dia da greve contra a política fiscal e ameaçavam ampliar o protesto.

Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires, coração do fértil Pampa Úmido, será o encarregado de começar a rodada de negociações hoje, em La Plata (50 km ao sul de Buenos Aires).

De acordo com Alfredo De Angelis, presidente da Federação Agrária da província de Entre Rios, é satisfatório que o governador de Buenos Aires mantenha este tipo de reunião. Os assessores de Scioli informaram que o governador se reunirá com o presidente das Confederações Rurais de Buenos Aires e La Pampa (CARBAP), a entidade mais importante da zona.

Scioli criticou duramente a decisão dos líderes agrários de retomarem o protesto após a suspensão da greve de 21 dias que bloqueou as estradas do país, provocando o desabastecimento de alimentos em março.

Outro encontro chave também acontecerá hoje em Córdoba (700 km ao norte), onde o governador Juan Schiaretti receberá a direção das entidades que organizam os protestos contra o aumento dos impostos às exportações desde o dia 11 de março.

O estopim da rebelião agrária que mobiliza toda a Argentina, um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo, foi a decisão da presidente Cristina Kirchner de aplicar um sistema de tarifas ajustado à variação do preço mundial dos grãos.

As informações são da AFP.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)