Para alcançar este volume, foram adquiridas duas novas linhas, uma de Rumpf (motor parcial) e outra de Usinagem de Blocos. Além disso, a linha ZP4 (montagem final) da família de motores EA 113 (1.9 e 2.0 litros) foi adaptada para fabricar também os motores da família EA 111 (1.0, 1.4 e 1.6 litro).
O investimento também foi destinado à ampliação física da unidade, que passou de 35 mil, para 41,4 mil m2 de área construída. Isso inclui dois novos prédios, um que abriga a nova área de usinagem e outro ocupado pelo depósito de logística.
De acordo com o gerente da fábrica de São Carlos, Marcos Ruza, a previsão é encerrar o ano de 2008 com uma produção em torno de 750 mil motores. Com este volume, a unidade brasileira estará posicionada em terceiro lugar no ranking mundial de produção de motores do Grupo Volkswagen, atrás apenas das fábricas de Gyor, na Hungria (1o lugar) e de Salzgitter (2o), instalada na Alemanha.
(Redação - InvestNews)