Maybank planeja adquirir até 20% do MCB Bank

SÃO PAULO, 5 de maio de 2008 - O Maybank, maior banco da Malásia, planeja comprar até 20% de participação no paquistanês MCB Bank, para impulsionar suas operações no país. A entidade malasiana afirmou ter proposto dois acordos distintos. Primeiramente, pagará 2,17 bilhões de ringgit (US$ 672,7 milhões) por 15% de participação no MCB Bank, quarto maior banco em ativos do Paquistão. O acordo sobre a compra dos 5% restantes não foi divulgado.

O banco paquistanês opera 1.026 agências, incluindo oito agências islâmicas dentro do país e seis no exterior. O Maybank deu início a uma agressiva expansão internacional. O banco visa transformar-se em uma entidade regional e para isso pretende comprar ações de bancos na Indonésia, Paquistão e Tailândia.

Entretanto, o Maybank enfrentou severas críticas sobre a alta quantia que está pagando por suas recentes aquisições. A entidade gastou 4,8 bilhões de ringgit por 56% de participação no Banco Internacional da Indonésia (BII), o sexto maior do país; e 430 milhões de ringgit por 15% de participação no banco vietnamita An Binh Commercial Joint Stock Bank.

(Redação - InvestNews)