JB Online
RIO - Brasil e Alemanha assinarão no próximo mês um novo acordo sobre a cooperação na área de energia. O anúncio foi feito durante entrevista concedida pelos Ministros Sigmar Gabriel (Alemanha) e Marina Silva (Brasil), nesta segunda-feira em Brasília. Um dos temas principais é a questão da produção de bioenergia.
O Ministros Sigmar Gabriel está no Brasil em visita oficial cujo tema principal é a preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (a COP 9) que acontecerá em Bonn de 19 a 30 de maio. No entanto, o tema dos biocombustíveis, da alta do preço dos alimentos e o desmatamento nortearam o encontro com a imprensa brasileira.
O novo acordo energético deve ser assinado com a visita da Chanceler Angela Merkel ao Brasil em meados de maio. A proposta do ministro Sigmar Gabriel para a questão dos biocombustíveis é estabelecer critérios de sustentabilidade para a produção, colocando o Brasil na condição de parceiro privilegiado da Alemanha. Seria uma espécie de certificação da produção brasileira, que garantiria sua entrada no mercado alemão e consequentemente abriria portas para a exportação do etanol brasileiro para toda a Europa. A União Européia tem a meta de, até 2020, acrescentar 10% de combustíveis alternativos aos combustíveis fósseis.