Ontem, as praças acionárias norte-americanas encerraram o dia sem tendência definida após a divulgação dos números referentes ao primeiro trimestre do Bank of America (BOfA). A instituição financeira reportou queda de 77% em seu lucro líquido. No front doméstico, em função do feriado local, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deverá apresentar, nesta terça-feira, um ajuste técnico em relação aos mercados acionários externos.
Na agenda econômica desta terça-feira estão previstas as divulgações das vendas de imóveis usados, referentes a março, e a atividade manufatureira, medida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Richmond. Analistas prevêem que, no mês passado, a comercialização de casas usadas norte-americanas tenha apresentado retração de 1,6%. A Brasil Telecom também deve divulgar seus resultados referentes ao primeiro trimestre deste ano, após fechamento do mercado.
Já na Ásia, Com exceção de Xangai e Hong Kong, os mercados acionários fecharam em queda nesta segunda-feira, afetados pelos maus resultados divulgados ontem pelo Bank of America, que fizeram ressurgir entre os investidores asiáticos os temores relacionados à crise no mercado de crédito subprime ou de alto risco. A desvalorização do dólar e os novos recordes nos preços do petróleo também elevaram as perdas na região. Já na Europa, os índices acionários da região registram volatilidade nesta manhã e não marcam uma tendência definida
(Vanessa Correia - InvestNews)