Moody´s atribui rating D- ao Banif

SÃO PAULO, 17 de abril de 2008 - A Moody´s Investors Service atribuiu rating de força financeira D- (D menos) ao Banco de Investimentos (Banif BI). A agência de rating também atribuiu ratings de depósitos em moeda local de longo e curto prazo de Ba1 e Not Prime, bem como, ratings de longo e curto prazo na escala nacional brasileira de Aa2.br e BR-1, respectivamente. Além disso, a Moody´s atribuiu ratings de depósitos em moeda estrangeira de longo e curto prazo de Ba2 e Not Prime, respectivamente. A perspectiva para todos os ratings é estável.

A agência de rating ressaltou que o rating de força financeira D- (BFSR) do Banif BI se beneficia da sua conhecida franquia de banco de investimento, mas que também encontra-se limitado por fundamentos financeiros que são relativamente fracos, refletindo um curto histórico de operações e receitas com um perfil intrinsicamente volátil. Ao longo dos últimos dois anos, a lucratividade do banco tem sido pressionada por custos relacionados a implantação de uma estrutura operacional nova, no entanto, esta tendência deve ser contida com o crescimento das operações do banco, disse a Moody´s. Um aumento da competição nos segmentos-foco de negócios do Banif BI poderiam resultar em margens financeiras mais estreitas no futuro.

O rating D- também reflete uma dependência do Banif BI em relação à fontes de captação de atacado, particularmente em certificados de depósitos com empresas de seu grupo, assim como um limitado acesso, até o momento, à captação de terceiros. O rating também indica a existência de um balanço patrimonial modesto e de um patrimônio liquido adequado, que foi temporariamente elevado no ano passado devido à venda de ações detidas pelo banco na BM&F e Bovespa.

(Redação - InvestNews)