Livro Bege aponta desaceleração da economia

SÃO PAULO, 16 de abril de 2008 - O Livro Bege do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), relatório elaborado pelos doze escritórios regionais da entidade monetária, indicou que as condições da economia se enfraqueceram desde o ultimo documento.

Nove distritos notificaram um ritmo lento em parte da atividade econômica, enquanto nos outros três restantes, Boston, Cleveland e Richmond descreveram a economia como variada.

Os gastos dos consumidores foram caracterizados como lento na maior parte do País, enquanto que alguns distritos reportaram declínio no setor de varejo e vendas de automóveis. No sentido oposto, a atividade turística foi descrita como forte. Os serviços não financeiros foram variados, enquanto que a demanda por serviços de transporte foi caracterizada como fraca e o setor de saúde continua em expansão.

Já o setor de manufaturas também variou nos distritos. Foi reportado que o mercado de imóveis e construção registrou enfraquecimento. As instituições financeiras indicaram uma desaceleração na demanda por empréstimos pessoais em muitos distritos.

Os mercados de trabalho foram descritos como enfraquecidos desde o último relatório, embora alguns distritos relataram escassez de trabalhadores qualificados e outros notaram pressões salariais.

(Redação - InvestNews)