De acordo com Stephen Robertson, ministro da Saúde do Estado de Queensland, 45 crianças da região de Mount Isa apresentaram elevados níveis de chumbo no sangue, que poderiam prejudicar o comportamento e desenvolvimento intelectual.
Na semana passada, a advocacia australiana Slater and Gordon afirmou que estava preparando uma ação judicial contra a Xstrata e a favor dos pais de Stella Hare, uma menina de 6 anos, residente em Mount Isa, que foi diagnosticada com altos níveis de chumbo, selênio, cádmio e arsênio no sangue.
"Desde o início das operações da Xstrata na região, em 2003, a companhia já gastou milhões de dólares em mais de 80 melhorias ambientais que, por sua vez, estão permitindo-nos progressos no sentido de captar 95% das nossas emissões", disse Steve Kruijff Xstrata, chefe operacional da Xstrata em Queensland.
Entretanto, Kruijff afirma que os altos níveis de chumbo ocorrem naturalmente no solo, no qual a mineradora foi construída. Os resultados oficiais dos testes de contaminação serão divulgados no próximo mês, em um fórum público em Mount Isa, onde 4% do chumbo mundial é produzido.
(Micheli Rueda - InvestNews)