São Bernardo reforma centros de coleta seletiva

SÃO PAULO, 3 de abril de 2008 - A prefeitura de São Bernardo fará a reforma dos dois Centros de Ecologia e Cidadania (CECs) de recolhimento de materiais recicláveis, um localizado no bairro Assunção e o outro na Vila Vivaldi. Os espaços são municipais, mas gerenciados por duas associações: Refazendo e Raio de Luz. Ambas são legalizadas de ex-catadores de rua e do extinto lixão do Alvarenga, fechado em julho de 2001 pela administração.

Os dois processos estão em fase final de licitação para contratação das empresas. A partir do início das obras, que não serão realizadas simultaneamente, o prazo previsto de entrega é de seis meses. De acordo com a Secretaria de obras, responsável pelas revitalizações nos dois centros, o processo mais adiantado é o do bairro Assunção, ou seja, da Associação de Catadores Refazendo.

Entre as transformações na associação Refazendo estão a reforma e a ampliação da cobertura existente, pintura geral, instalações elétrica e hidráulica e reforma dos vestiários e sanitários, que serão adequados às pessoas com deficiência.

Já na Vila Vivaldi, onde funciona a Associação de Catadores Raio de Luz, está prevista a reforma geral do espaço (refeitório, vestiários e sanitários), pintura, revisão da parte elétrica, recuperação de pisos, esquadrias e cobertura e ampliação do telhado. Além disso, estão previstas a construção de um depósito para armazenamento de alumínios e a instalação de uma balança para pesagem do material reciclado.

Os dois projetos possuem em comum a construção de ecopontos em alvenaria para a separação do lixo reciclável, com revestimento interno em azulejo e pontos de água para lavagem e ralos para drenagem. Além da reforma de área para separação de materiais (boxes de alumínio, metal, plástico, papelão, vidro e embalagens do pet e longa vida), cada espaço será revestido com azulejos na cor branca.

(Redação - InvestNews)