Minmetals planeja investimento em minas da África

SÃO PAULO, 2 de abril de 2008 - A Minmetals Development, unidade da maior comerciante de metais estatal da China, planeja investir em minas de cromo e manganês na África, informou o vice-presidente da empresa, Zhang Yuanrong. A companhia espera completar o investimento até o final de abril. O cromo e o manganês serão utilizados na produção de aço inoxidável.

As metalúrgicas chinesas anunciaram um investimento de US$ 15,9 bilhões para 2008. O capital será empregado na compra de recursos para garantir o abastecimento do mercado. A economia da China cresceu mais de 10% ao ano desde 2003, o que impulsionou a demanda por commodities.

A China, maior produtora de aço inoxidável do mundo, importa 90% do minério de cromo. A China Minmetals Corp, matriz da Minmetals Development, impulsionou a importação de mínerio de cromo em 67% em 2007 e as remessas de ferro-cromo em 43%, em termos anuais.

A Samancor Chrome, segunda maior produtora de ferro-cromo do mundo, já estabeleceu um aumento de 69% nos contratos do segundo trimestre com o gigante asiático.

(Redação - InvestNews)