Fala de Bernanke e mercado de trabalho são destaques

SÃO PAULO, 2 de abril de 2008 - Os investidores devem centrar suas atenções no discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Ben Bernanke, nesta quarta-feira. Há pouco, o Ibovespa com vencimento em abril registrava valorização de 0,23%, aos 63.300 pontos, na Bolsa de Mercadorias & Futuro (BM&F).

Ontem, as principais praças acionárias mundiais encerraram o pregão em alta, influenciadas por notícias relacionadas ao mercado financeiro norte-americano. Embora os bancos UBS e Deutsche Bank tenham antecipado os prejuízos que deverão registrar no primeiro trimestre deste ano, o mercado entendeu que as iniciativas ampliam a transparência no setor e apontam o tamanho da crise.

Nesta quarta-feira, Benanke falará ao Congresso norte-americano. Além disso, na agenda econômica desta quarta-feira, também está programada a divulgação do ADP Employment, que mede o número de postos de trabalho no setor privado, e pedidos às fábricas.

Na Ásia, as bolsas acionárias da região fecharam em alta nesta quarta-feira, com os investidores animados após o levantamento de capitais feito ontem por parte do banco norte-americano Lehman Brothers e pela instituição financeira suíça UBS, minimizando as preocupações relacionadas à crise no mercado de crédito subprime ou de alto risco nos Estados Unidos.

(Vanessa Correia - InvestNews)