Petrobras produz primeiro extrapesado do Brasil

SÃO PAULO, 1 de abril de 2008 - A Petrobras produziu hoje o primeiro petróleo do FPSO Cidade de Rio das Ostras. Localizada no campo de Badejo, na Bacia de Campos (RJ), a primeira plataforma projetada para produzir petróleo extrapesado no País entrou em operação na tarde de ontem. "É uma missão da Petrobras transformar recursos em riquezas e, desde o início do projeto, a empresa mostrou mais uma vez seu poder de realização ao produzir o primeiro petróleo do reservatório de Siri. Por isso, considero hoje o primeiro dia do futuro", disse, em nota, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella.

A unidade, instalada em local onde a profundidade do mar é de 95 metros e a 80 quilômetros da costa, será utilizada como projeto-piloto de produção do reservatório de Siri, localizado naquele campo. Do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo), essa plataforma produzirá até 15 mil barris de petróleo por dia (bpd). Terá capacidade para processar petróleo de 12,8 graus API (medida de densidade) em condições de reservatório, o que caracteriza esse petróleo como o mais pesado e mais viscoso produzido em campos marítimos no Brasil.

As informações obtidas durante a fase de testes serão utilizadas no projeto definitivo de desenvolvimento daquele reservatório, que prevê a perfuração de vários poços e a instalação de uma nova plataforma.

(Redação - InvestNews)