Orçamento terá corte de R$ 20 bilhões, afirma Mantega

Agência Brasil

BRASÍLIA - O corte no Orçamento será de R$ 20 bilhões, segundo informou hoje o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele disse o decreto com a programação orçamentária será divulgado nos próximos dias.

Mantega informou que a prioridade do governo agora são os cortes nos gastos correntes (custeio da máquina pública) e a política industrial com o programa de aceleração das exportações.

- Precisamos dar sustentabilidade ao crescimento [econômico], para que seja sustentável - disse.

Mantega disse também que é importante a política de aceleração das exportação para garantir uma conta corrente positiva com o exterior. De acordo com ele, os países em desenvolvimento se fortaleceram por terem grande capacidade exportadora.

O ministro também citou "medidas prudenciais" como a desoneração de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para as exportações e a permissão para que os exportadores deixem o total de dólares no exterior por um período mais longo.

Mantega fez as afirmações da durante a primeira reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto. Os principais pontos da pauta do encontro são as perspectivas de crescimento da economia brasileira, a reforma tributária e a crise financeira internacional.