Accenture desenvolve sistema para celular

SÃO PAULO, 31 de março de 2008 - A Accenture, empresa global de consultoria, tecnologia e outsourcing, desenvolveu tecnologia capaz de reconhecer e obter informações sobre produtos de consumo por meio do celular. Batizada de Pocket Supercomputer, a ferramenta é um protótipo aplicado em aparelhos 3G com câmera. Ao capturar a imagem de um bem de consumo, o dispositivo imediatamente busca uma série de dados relacionados a ele, como preços e locais de compra.

"O Pocket Supercomputer é particularmente importante para auxiliar o consumidor na hora das compras", avalia o responsável pela área de mídia e tecnologia da Accenture, Petronio Nogueira. Para que a tecnologia opere, a Accenture utiliza um algoritmo chamado Scale-Invariant Feature Transform (SIFT), que analisa características físicas do item fotografado e retorna os resultados diretamente ao celular.

Segundo ele, o SIFT é integrado a um servidor central, que rapidamente compara os produtos captados pelo celular com imagens previamente cadastradas. É preciso um dia para se criar um banco de dados de cinco mil itens. "A verificação de um objeto, por outro lado, ocorre em menos de um segundo".

Inicialmente, a Accenture espera utilizar a tecnologia do Pocket Supercomputer para fins científicos, em aplicações focadas em robótica - auxílio de navegação de robôs -, e para o mercado de telefonia. "Ainda que seja um protótipo, esta solução tem o potencial de modificar a forma como as pessoas utilizam seus aparelhos", conclui Nogueira.

(Redação - InvestNews)