Tata pagará US$ 2,3 bi pela Jaguar e Land Rover

SÃO PAULO, 27 de março de 2008 - A indiana Tata Motors anunciou ontem, oficialmente, a compra das marcas Jaguar e Land Rover da Ford Motor, por US$ 2,3 bilhões.

A gigante norte-americana havia adquirido as marcas britânicas dentro de uma estratégia de investimentos em veículos de luxo europeus, mas as crise na economia dos Estados Unidos e a conseqüente redução nas vendas automotivas fizeram com que a companhia decidisse concentrar seus esforços na marca Ford no país, que vêm sofrendo grandes prejuízos.

Entre os diversos pontos estabelecidos no acordo, podem ser destacados a obrigação da Ford Motor Finance em financiar compradores de Jaguar e Land Rover em todo o mundo nos próximos 12 meses, além do fornecimento de tecnologia e componentes pela Ford durante um prazo determinado.

O contrato também inclui a manutenção do corpo diretivo das duas marcas adquiridas pela Tata Motors e a permanência de seu CEO em comum, Geoff Polites, que afirmou que não haverá demissões nas fábricas das empresas na Grã-Bretanha.

(Redação - InvestNews)