Ministra do Turismo promove o Brasil na China

JB Online

XANGAI - A ministra do Turismo, Marta Suplicy, encerrou sua viagem à China com o Seminário de Promoção do Destino Brasil, que contou com a participação de 100 operadores e agentes de viagem, no Le Royal Méridien Shanghai. A ministra apresentou os destinos turísticos das cinco regiões brasileiras e, levando em conta o interesse dos chineses, destacou o ecoturismo, os roteiros culturais e de compras. Durante o encontro, foi exibido um filme, produzido pelo Ministério do Turismo e Embratur, com roteiros temáticos, sol e praia, ecoturismo, cultura, esporte e eventos e negócios.

Além das atrações brasileiras conhecidas internacionalmente, como Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, o carnaval e o futebol, a ministra apresentou aos presentes a grande variedade de destinos turísticos que o Brasil oferece. Da Amazônia às Missões Jesuítas no Rio Grande do Sul, dos Lençóis Maranhenses ao Pantanal e Bonito, das praias do Nordeste às de Santa Catarina, as belezas naturais do país foram mostradas aos profissionais chineses.

O patrimônio histórico e arquitetônico brasileiros foi lembrado com imagens de Brasília, Salvador e das cidades históricas de Minas Gerais. As manifestações culturais foram lembradas com o Festival de Parintins, os carnavais do Rio de Janeiro, da Bahia e de Pernambuco, além da música e dança. São Paulo foi mostrada não só como uma cidade de negócios, mas também como destino rico em oferta de espetáculos e outras atrações culturais e de gastronomia. Sem falar das opções para compras que a capital paulista oferece, do artesanato brasileiro às grifes internacionais.

Perguntada sobre como via a possibilidade de crescimento do fluxo de turistas entre o Brasil e a China, a ministra declarou que acredita ser muito importante fazer com que o povo chinês conheça mais o Brasil e que vá criando uma imagem e desenvolvendo um sonho de visitar o país.

- As pessoas viajam para lugares que antes conheceram por imagem, sons e outras informações. O trabalho que começaremos a fazer durante as transmissões dos jogos de futebol do Campeonato Brasileiro para os países da Ásia, apresentando pequenos filmes de destinos turísticos brasileiros na abertura das transmissões e no intervalo das partidas, criará no turista chinês esse conhecimento do Brasil - disse a ministra, ao acrescentar que "o que queremos já vem acontecendo com os brasileiros em relação à China. Com a aproximação dos jogos olímpicos, assistimos mais e mais programas na televisão sobre a China, suas cidades, seu povo e sua cultura. Isso alimenta no brasileiro a vontade de vir para cá e conhecer o país. Confio muito num trabalho de médio e longo prazos, tijolinho por tijolinho, que fará com que o Brasil atraia uma parcela maior do grande número de chineses que já viajam pelo mundo".

Ao lado do embaixador Marcos Caramuru, cônsul-geral do Brasil em Xangai, a ministra Marta Suplicy adiantou, ainda, que o Brasil já vem desenvolvendo seu planejamento da Copa de 2014, um evento que transcende o esporte para se constituir em excelente oportunidade para o turismo e promoção do país.