Responsáveis da Opep e da AIE dialogam sobre o mercado do petróleo

JB Online

PARIS - A situação do mercado do petróleo foi um dos temas abordados nesta terça-feira (25) pelos respectivos responsáveis da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e da Agência Internacional de Energia (AIE) em Paris.

O secretário-geral da Opep, Abdalla Salem el-Badri, e o diretor-executivo da AIE, Nobuo Tanaka, também falaram sobre o impacto dos mercados financeiros, as perspectivas e os investimentos no setor energético, indicou a AIE em comunicado.

A AIE representa os interesses dos principais países consumidores de energia da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No encontro em Paris, que ocorre depois da reunião em setembro do ano passado na sede da Opep, em Viena, Tanaka disse que é 'muito útil' poder trocar pontos de vista, já que os países produtores e consumidores de petróleo têm 'muitos interesses e preocupações comuns'.

Badri disse que este diálogo permite às duas organizações ter um entendimento 'ainda mais amplo' do mercado de petróleo, a partir das perspectivas do consumidor e do produtor.

Ambos insistiram em sua determinação de continuar reforçando a cooperação entre as duas instituições.

Tanaka e Badri também falaram dos preparativos do encontro ministerial do Fórum Internacional da Energia, que acontecerá em Roma de 20 a 22 de abril.

Segundo a AIE, as duas organizações têm interesse comum na estabilidade e no caráter previsível dos mercados de petróleo.

Nas últimas semanas, quando o preço do barril de petróleo batia recorde após recorde, a AIE acusou a Opep de 'abonar a especulação', ao ter decidido voltar a se reunirn só em setembro para rever sua produção.