Receita libera programa para declaração de IR em versão Windows

Agência Brasil

BRASÍLIA - A Receita Federal do Brasil vai liberar o programa para preenchimento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física de 2008 em versão Windows (Sistema Operacional da Microsoft).

A instrução que aprova o uso foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial da União.

O programa possui as mesmas funcionalidades da versão já existente disponibilizada através do site da Receita Federal na internet.

O órgão lembra que o programa vai atender também os portadores de deficiência visual.

Para baixar o programa na versão Windows o contribuinte deve acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2008 de pessoas físicas começou no dia 3 de março e vai até 30 de abril.

No ano passado, a Receita recebeu 23,2 milhões de declarações. A expectativa para 2008 é de que sejam entregues 24 milhões.

A estimativa é que 90% dos contribuintes utilizem a internet para enviar a declaração do imposto de renda.

As informações também podem ser fornecidas através de disquetes, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel postado nos Correios.

Entre os que devem declarar estão os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 15.764,28 e os que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.