Ping An aumenta para 4,99% sua participação na Fortis

SÃO PAULO, 20 de março de 2008 - O grupo Ping An, a segunda maior seguradora da China, aumentou sua participação no banco belga-holandês Fortis para 4,99%, após já ter adquirido 4,2% em novembro de 2007, informou hoje o jornal Shanghai Daily.

A Ping An pagou US$ 3,4 bilhões para controlar a metade da filial de gestão de ativos da Fortis, o que lhe permitirá melhorar sua situação financeira, após ter sofrido perdas relacionadas à crise no mercado de crédito subprime nos EUA. Além disso, o acordo proporcionará aos europeus mais um passo na estratégia de formar um negócio de gestão de ativos internacional.

Em 2007, a Fortis se uniu ao Banco Santander e ao Royal Bank of Scotland para adquirir a entidade holandesa ABN Amro, cujas unidades de gestão de ativos acabaram em mãos belgas. Em novembro, a Ping An investiu US$ 2,822 bilhões em sua primeira participação na Fortis, que já na época decidiu que poderia aumentar para 4,99%. A seguradora inclusive considerou ultrapassar este limite, caso conseguisse a aprovação do Conselho de Administração da instituição financeira européia.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)