E-Flation registra alta de 0,90% na internet

SÃO PAULO, 20 de março de 2008 - O e-Flation do mês de março aponta inflação de 0,90%, após nove meses registrando índices negativos. Com o objetivo de monitorar a precificação de produtos adquiridos on line, o e-Flation foi desenvolvido pelo PROVAR - Programa de Administração do Varejo, da FIA (Fundação Instituto de Administração) em parceria com a Canal Varejo - Consultoria: Mercado de Bens e Serviços.

No período, o principal item de inflação foi verificado na categoria ´Viagem e Turismo´com 5,08%, seguida por ´Informática´, que registrou 2,6%, ´Perfumaria´, com 2,2% e 0,68% na categoria ´CDs e DVDs´.

As categorias nas quais constatou-se deflação foram: brinquedos, com 2,91%; livros 1,48%; eletroeletrônicos 1,42%; telefonia 1,24%; no item linha branca, 0,90%, produtos para casa 3,25%, além da categoria automóveis que apontou queda de 0,42%.

De acordo com o coordenador geral do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo "a variação de preços apurada no mês de março reflete o fim do período de promoções no varejo e de férias escolares".

Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de "campeões de vendas". A aferição da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras. A cesta é composta pelos modelos populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.

(Redação - InvestNews)