Fed reduz taxa de redesconto para 3,25%

SÃO PAULO, 17 de março de 2008 - O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) reduziu hoje, com efeito imediato, a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 3,25%, além de outras medidas adotadas para aliviar a crise no mercado de crédito subprime ou de alto risco nos Estados Unidos.

Por comunicado, o Fed informou que aprovou uma medida para os grandes bancos de investimentos, a fim de garantir os empréstimos a curto prazo. A autoridade norte-americana ampliou também o leque de possibilidades de garantias para os empréstimos, cujo período máximo de devolução foi estendido de 30 a 90 dias.

As iniciativas do Fed pretendem "elevar a liquidez no sistema financeiro e promover o funcionamento ordenado do mercado", assinalou o banco central norte-americano. "Ter liquidez e os mercados funcionando bem são fatores essenciais para impulsionar o crescimento econômico", acrescentou a instituição por comunicado.

O secretário do Tesouro, Henry Paulson, se mostrou satisfeito com a decisão do Fed, após assegurar ontem que a administração "está preparada para fazer o que for necessário para manter a estabilidade do sistema financeiro norte-americano".

(Redação - InvestNews)