Alitalia aprova oferta de compra da Air France-KLM

SÃO PAULO, 17 de março de 2008 - O conselho de aAdministração da Alitalia aprovou no fim de semana a oferta de compra apresentada pela companhia franco-holandesa Air France-KLM. Após 14 horas de reunião, a junta deu sua aprovação por "unanimidade" à aquisição do total de capital da aérea italiana por parte do grupo franco-holandês.

"O conselho de administração da Alitalia decidiu por unanimidade aceitar a oferta da Air France-KLM e concluir o contrato", informou a companhia italiana. "Trata-se de uma oferta pública de 100% do capital acionário da Alitalia, pela qual serão trocadas 160 ações da aérea italiana por uma da Air France-KLM", acrescentou o comunicado.

Além disso, o acordo prevê também a oferta pública para a aquisição de todas as obrigações conversíveis por um valor total de ? 608 milhões. A operação para a aquisição da Alitalia pode custar ? 1,746 bilhão à Air France-KLM, visto que a aérea italiana foi avaliada em ? 138,5 milhões.

A Alitalia manterá sua "identidade italiana", assim como sua marca e seu logotipo, e continuará fazendo parte da aliança global SkyTeam. Após a assintura do acordo, a aérea italiana aprovará um aumento de capital de ? 1 bilhão, que será garantido completamente pela Air France.

O conselho também aprovou um plano industrial para 2008-2010, que "constitui para a Air France-KLM um orçamento essencial para realizar o projeto de integração". O plano industrial prevê uma redução de pessoal de 1.600 empregados, que realizará através de amortizadores sociais e demissões voluntárias.

O comunicado afirma que o plano de saneamento da companhia prevê a suspensão de alguns vôos que demonstraram ser pouco rentáveis, enquanto aumentarão os vôos concentrados em Roma, "que passarão de 1.406 para 1.601". A companhia italiana indicou que, em 2010, cobrirá 24 destinos nacionais (com 44 vôos). Já no mercado internacional, voará a 45 cidades (com 73 rotas), cobrirá 14 deslocamentos intercontinentais (com 17 rotas), e abrirá em junho do vôo Roma-Los Angeles.

A Air France-KLM havia finalizado na sexta-feira, durante seu próprio conselho de administração, seu projeto definitivo de compra da Alitalia, após oito semanas de duras negociações.

(Redação - InvestNews)