75% das idosas com HIV adquirem o vírus do marido

SÃO PAULO, 17 de março de 2008 - Um estudo feito pela Secretaria de Estado da Saúde com base em atendimentos do Ambulatório de Aids do Idoso do Instituto de Infectologia Emílio Ribas apontou que 75% das mulheres portadoras do vírus HIV com idade acima de 60 anos foram contaminadas pelos maridos. O Instituto atende por mês cerca de 100 idosos.

Entre os homens, 80% asseguram que adquiriram à enfermidade em relações fora do casamento, e consequentemente as parceiras são infectadas.

Em nota, o coordenador do ambulatório, Jean Gorinchtevn, disse que esse alto número de idosas infectadas e a maneira como seus parceiros contraíram a doença, se explica principalmente pelo fator hormonal. A mulher com mais de 60 anos ainda está na fase de menopausa, tem diminuição de libido e lubrificação, enquanto o homem ainda sente desejo, o que explica muitas das relações fora do casamento.

Conforme dados do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, 2.916 pessoas com idade acima de 60 anos contraíram o vírus da Aids, entre 1991 e 2007.

(Redação - InvestNews)