Vale busca parceiros para abrir planta na Malásia

SÃO PAULO, 14 de março de 2008 - A mineradora brasileira Vale planeja construir uma planta na Malásia, com capacidade de produção de 6 a 7 milhões de toneladas por ano de pellets (material de forma cilíndrica utilizado como combustível nas indústrias) de minério de ferro.

José Carlos Martins, diretor-executivo para metais ferrosos da Vale, afirmou durante a Conferência Mundial de Aço, no Rio de Janeiro, que a companhia estava procurando parceiros para um empreendimento na Malásia.

"Nós estamos negociando com um cliente malaio. Acreditamos que o país seja um mercado natural para as pellets de minérios de ferro", disse Martins. Essa seria a primeira planta do ramo na Ásia.

De acordo com Martins, o consumo atual de pellets na Malásia é de 4 milhões de toneladas, e a tendência é que esse consumo aumente. O minério de ferro é aquecido até elevar o seu teor de concentração e, a partir disso, o material é moldado em forma cilíndrica e utilizado na alimentação de altos-fornos para produção de energia.

(Micheli Rueda - InvestNews)