Sinosteel lança oferta de aquisição à Midwest

SÃO PAULO, 14 de março de 2008 - A estatal Sinosteel, segunda maior importadora de minério de ferro da China, lançou uma oferta de aquisição no valor de 1,2 bilhões de dólares australianos (US$ 1,1 bilhão) para a mineradora australiana Midwest. A Sinosteel está oferecendo 5,60 dólares australianos para cada ação da Midwest. As ações da empresa australiana subiram mais de 30% hoje, chegando a 5,48 dólares australianos.

A oferta hostil da Sinosteel mostra que a China busca espaço no setor de recursos da Austrália, uma vez que a demanda e os preços de matérias-primas aumentam. A estatal chinesa já possui 19,9% da Midwest, que tem um projeto para produção de 15 milhões de toneladas métricas (16,5 milhões de toneladas) de minério de ferro por ano, no oeste australiano.

A oferta de 5,60 dólares australianos por cada ação da Midwest recebeu a aprovação do Conselho de Investimento Estrangeiro da Austrália. A Midwest aconselhou aos seus acionistas a não tomarem nenhuma decisão até que a empresa tenha analisado a proposta, e lembrou-os que a companhia rejeitou a oferta inicial, realizada em dezembro de 2007, pois considerou o valor demasiado baixo.

(Redação - InvestNews)