Semana traz importantes indicadores dos EUA

SÃO PAULO, 25 de fevereiro de 2008 - Após zerar as perdas acumuladas em 2008, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) deve operar sem tendência definida nesta segunda-feira. Há pouco, o Ibovespa com vencimento em abril registrava queda de 0,11%, aos 65.310 pontos, na Bolsa de Mercadorias & Futuro (BM&F). No início dos negócios, o contrato futuro chegou a ser negociado em alta.

Na última sexta-feira, os mercados acionários norte-americanos e brasileiro foram beneficiados pela notícia de que a Ambac Financial, segunda maior seguradora de bônus dos Estados Unidos, pode receber ajuda financeira, evitando um eventual rebaixamento de rating. A Infinity Asset Management, destacou, no front interno, as ações da Vale. Os papéis da companhia registraram alta após o anunciar que também negociou acordo de elevação de 65% no preço do minério de ferro com a siderúrgica chinesa Baosteel.

Ainda no mercado doméstico, a Vale anunciou nesta segunda-feira a definição do valor do minério de ferro a ser cobrado à China Steel. Assim como em negociações anteriores - a Vale já definiu reajustes junto a dez siderúrgicas -, o preço de referência do minério de ferro fino para 2008 terá aumento de 65%.

Embora a agenda econômica desta segunda-feira traga apenas a divulgação de vendas de casas existentes, a semana promete importantes indicadores, como a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano do 4° trimestre, Índice de Preço ao Produtor (PPI, na sigla em inglês), Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês), vendas de casas novas e pedidos de bens duráveis.

Na Ásia, a notícia de que os bancos anunciarão, nesta semana, um plano de resgate à Ambac Financial também animou os mercados acionários da região. Com exceção de Xangai e Hong Kong, as principais bolsas acionárias da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira. A informação trouxe alívio aos investidores e minimizou os temores relacionados às perdas das instituições financeiras e do mercado de crédito internacional. As principais praças acionárias da Europa também operam em alta nesta manhã.

(Vanessa Correia - InvestNews)