Economia do país cresce 8,5% em 2007

SÃO PAULO, 22 de fevereiro de 2008 - A economia da Venezuela registrou crescimento de 8,4% em 2007, informou o Banco Central da Venezuela (BCV). O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 8,5% durante no quarto trimestre de 2007, registrando o 17º trimestre consecutivo de alta, após os crescimentos de 8,8%, 7,6% e 8,6%, observados nos três primeiros trimestres do ano passado, de acordo com o relatório do BCV.

O resultado do quarto trimestre de 2007 foi estimulado pela maior demanda agregada interna em gastos de investimento e de consumo, relacionados às melhorias no acesso ao financiamento.

Também influenciaram a continuidade dos programas sociais do governo e o crescimento real da renda familiar, derivado do aumento do nível de emprego e das remunerações reais.

A expansão reflete ainda a mudança na estrutura institucional em 2007, como conseqüência da nacionalização das empresas de telecomunicações e elétricas, o que determinou uma expansão de 14,0% no valor agregado do setor público, acrescentou o BCV. Já o setor privado avançou apenas um terço do setor público, 4,8%.

As informações são da AFP.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)