REUTERS
BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avalia que o Brasil permanece descolado da crise externa e prevê que o país obterá a classificação grau de investimento da agências de risco ainda em 2008.
- No Brasil não se nota ainda nenhuma consequência, nenhuma desaceleração. Não quer dizer que não possa vir, mas até agora nada de concreto aconteceu. Os preços das commodities continuam altos, e o mercado interno, robusto - afirmou Mantega a jornalistas ao deixar o ministério.
Para o ministro, as condições favoráveis da economia doméstica permitirão que o país obtenha a classificação grau de investimento, dada a países considerados de baixo risco, ainda este ano.
- As reservas continuam subindo, a solvência do país continua bastante forte com um vigor maior da economia - disse Mantega. - Para mim, o grau de investimento chega neste ano, eu acredito que chega este ano.
O ministro disse ainda que o país vive uma posição "confortável" no que diz respeito à inflação, que está dentro da meta de 4,5 por cento, notou.