Líbia fornecerá óleo cru para a Indonésia

SÃO PAULO, 8 de fevereiro de 2008 - A National Oil Corp. (NOC) informou que a Líbia assinou um acordo de fornecimento de petróleo bruto para a Indonésia por 20 anos. A negociação prevê o abastecimento de 50 mil barris por dia (bpd), no mínimo, e espera-se que a quantidade aumente para 200 mil barris diários até 2013.

"Nós queremos garantir que o petróleo da Líbia seja exportado para o mercado do sudeste da Ásia", disse Shukri Ghanem, presidente da NOC. O executivo ainda afirmou que a Líbia também pretende participar da construção de uma refinaria na Indonésia para processar petróleo bruto. O acordo foi assinado durante a visita de Purnomo Yusgiantoro, ministro de Mineração e Energia da Indonésia, em Tripoli (capital da Líbia).

O país fornecedor é membro da Opec (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e o segundo maior produtor de óleo cru da África, com uma produção de 1,7 milhões de bpd. A Líbia possui reservas estimadas em 42 bilhões de barris e pretende atingir uma produção de 3 milhões de bpd até 2010.

(Redação - InvestNews)