Votorantim Cimentos adquire a Prairie, dos EUA

SÃO PAULO, 7 de fevereiro de 2008 - A Votorantim Cimentos anunciou hoje a aquisição da norte-americana Prairie, empresa líder nos negócios de concreto e agregados na região dos Grandes Lagos com produção de 5 milhões de metros cúbicos de concreto e 6,5 milhões de toneladas de agregados. O valor da operação não foi revelado pela companhia brasileira.

A operação fortalece a presença da Votorantim Cimentos na região, onde a empresa do grupo Votorantim possui seis unidades de produção de cimento: duas em Ontário, no Canadá, duas em Michigan, uma em Illinois e uma em Wisconsin. Sediada em Chicago, a Prairie atua nos estados de Illinois, Indiana, Michigan e Wisconsin, na região dos Grandes Lagos, com 81 centrais de concreto e 17 minas de agregados, além de depósitos e caminhões de transporte de materiais.

´Os Grandes Lagos são uma região estratégica para a empresa. Com esta aquisição, nossa posição de liderança de mercado deverá se solidificar - hoje já temos cerca de 30% de participação", destaca o presidente da Votorantim Cimentos, Walter Schalka, em comunicado.

A Prairie já é cliente da Votorantim Cimentos, de quem compra 60% do cimento produzido na unidade de Illinois. Considerada uma das maiores companhias de concreto e agregados do meio-oeste dos Estados Unidos, a Prairie obteve faturamento de US$ 483 milhões e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de U$ 44 milhões em 2007.

A Votorantim Cimentos pretende unificar as atividades da Prairie aos ativos de sua subsidiária local, a Votorantim Cement North America (VCNA), operando-a conjuntamente com a St. Marys Cement, empresa sediada em Toronto, no Canadá.

(Redação - InvestNews)