Playmobil registra lucro 12,5% maior em 2007

Agência EFE

BERLIM - A empresa de brinquedos alemã Geobra Brandstätter, fabricante do Playmobil, registrou aumento de 12,5% em seu faturamento em 2007, a 427 milhões de euros, melhorando seus resultados pelo oitavo ano consecutivo. Segundo uma nota divulgada hoje por ocasião da abertura da Feira do Brinquedo de Nuremberg, a Playmobil registrou lucro de 64% no exterior, com crescimentos expressivos na Espanha, onde as vendas expandiram 32%, e no México, com aumento de 60%.

Na Alemanha, a marca registrou, apesar dos modestos resultados no Natal, aumento de 4% em suas provisões ao comércio e crescimento de 17% no volume de negócios nos mercados estrangeiros. Andrea Schauer, gerente da Playmobil, declarou que a empresa pretende aumentar seu faturamento este ano na Alemanha, mercado que representa 8,8% dos negócios da companhia.

O maior potencial de crescimento reside nas vendas ao longo do ano e nos produtos destinados às meninas. A Playmobil fabrica seus brinquedos quase exclusivamente na Europa e 60% da produção sai da fábrica de Dietenhofen, na região de Franken, onde está localizada uma das maiores fábricas de brinquedos da Europa.

A companhia alemã, que rejeitou reiteradamente abrir fábricas em países emergentes, possui plantas na República Tcheca, na Espanha e em Malta. O número de funcionários do grupo aumentou em 140 empregados em 2007, a 2.861, sendo que 1.522 trabalham na Alemanha. A fabricante de brinquedos alemã concluirá um processo de investimentos iniciado em 2002, que representou uma despesa de 300 milhões de euros.