Primárias da Super Terça-Feira mobiliza 24 Estados

SÃO PAULO, 6 de fevereiro de 2008 - Acontece hoje nos Estados Unidos a Super Terça, o evento mais importante na temporada de primárias para escolher os candidatos dos dois principais partidos às eleições presidenciais no país, agendada para 4 de novembro.

Ao todo, 24 Estados norte-americanos promovem as primárias, que delineará o rumo da corrida à presidência. Porém, em três Estados - Idaho, Kansas e Novo México - há apenas prévias democratas. Em outros dois - Montana e Virgínia Ocidental - a votação envolve apenas republicanos.

Do lado republicano, a expectativa é a de que o senador John McCain, do Arizona, confirme seu favoritismo, em relação à candidatura dos rivais Mitt Romney e Mike Huckabee. De acordo com analistas e pesquisas, entre os democratas a disputa entre Barack Obama e Hillary Clinton deve continuar indefinida.

Nas votações, estão em jogo 52% dos delegados democratas e 41% dos delegados republicanos que definirão, nas convenções partidárias que acontecem em agosto e setembro deste ano, o nome definitivo que concorrerá à Casa Branca.

(Redação - InvestNews)