ASSINE
search button

Nova usina da Vale começará a produzir até novembro

Compartilhar
SÃO PAULO, 1 de fevereiro de 2008 - A usina Goro Nickel, da Vale (ex-Companhia Vale do Rio Doce), iniciará sua produção até novembro deste ano, revelou o diretor geral da companhia, situada no sul do território francês da Nova Caledônia (Pacífico Sul), Phil Du Toit. O executivo indicou, no entanto, que a plena produção da usina, com capacidade de 60 mil toneladas anuais de níquel e 4,5 mil toneladas de cobalto, será atingida apenas "três anos e meio a quatro anos mais tarde, porque o procedimento é muito complexo".

"Atingimos nossos objetivos em 2007, com ótimos progressos. E 2008 será um ano de transição, de construção, para um início da produção no final de outubro ou início de novembro de 2008", disse Du Toit à imprensa local. De acordo com o executivo, os trabalhos na usina estavam "70%" concluídos e os investimentos, até o momento, somaram US$ 2,8 bilhões.

Ele também comentou sobre a decisão de dirigentes da província sul de exigir da empresa o pagamento de uma taxa para a ocupação da área marítima, equivalente a 1% das cifras dos negócios. Dizendo-se "surpreso e decepcionado", Du Toit afirmou que pretende resolver o "problema" através do diálogo. A favor do projeto, a companhia afirma ter gerado US$ 700 milhões em ganhos econômicos para a região desde outubro de 2004.

(Redação com agências internacionais - InvestNews)