Número de consumidor online aumenta 40% em dois anos

SÃO PAULO, 28 de janeiro de 2008 - O número de pessoas que compram via internet ultrapassou os 875 milhões no mundo nos últimos dois anos, segundo pesquisa da Nielsen Global Online Survey. De acordo com a instituição, mais de 85% da população online do mundo está usando a Internet para fazer compras, aumentando o mercado online em 40%.

Mais da metade dos usuários da Internet, no mundo, fizeram pelo menos uma compra online no último mês, de acordo com a Nielsen.

"A Internet não é mais uma tecnologia de nicho -- é uma mídia de massa e uma parte totalmente integral da vida moderna. Quase nenhum aspecto da vida permanece intocado pela mídia online. Na medida em que nossas vidas se tornam mais fragmentadas e desordenadas, não é surpresa os consumidores se voltarem para a conveniência incomparável da Internet quando se trata de pesquisar e comprar produtos", disse em comunicado, Jonathan Carson, presidente Internacional da Nielsen Online.

"Quando a The Nielsen Company realizou há dois anos sua primeira pesquisa global sobre as tendências de compra via Internet, cerca de 10% da população do mundo (627 milhões) tinham feito compras online", disse Bruce Paul, VP da Customized Research, Nielsen U.S. "Em dois anos, este número aumentou para aproximadamente 40% (para 875 milhões)".

Entre os usuários da Internet, a maior porcentagem de compras online é encontrada na Coréia do Sul, onde 99% das pessoas com acesso à Internet utilizaram-na para compras, seguida pelo Reino Unido (97%), Alemanha (97%), Japão (97%) e com os EUA em oitavo lugar, com 94%. Além disso, na Coréia do Sul, 79% desses usuários da Internet fizeram compras no mês passado, seguindo-se o Reino Unido (76%) e a Suiça (67%), ficando os EUA com 57%.

Globalmente, os itens mais populares e mais comprados pela Internet são Livros (41% comprados nos últimos três meses), Vestuário/Acessórios/Calçados (36%), Vídeos/ DVDs/Jogos (24%), Passagens Aéreas (24%) e Equipamento Eletrônico (23%).

Entre os usuários da Internet na Alemanha, 55% disseram que compraram livros, 42% compraram Vestuário/Acessórios/Calçados, e uma em cada quatro pessoas comprou Música/Vídeos/DVDs nos últimos três meses.

Durante o mesmo período de tempo, entre os usuários da Internet no Reino Unido, 45% compraram livros online, seguidos de Vídeos/ DVDs/Jogos (44%), Vestuário/Acessórios/Calçados (38%), Música (37%), e um em cada quatro compradores pela Internet comprou também Passagens/Reservas Aéreas online.

No último mês, entre os usuários da Internet nos EUA, 41% compraram Vestuário/ Acessórios/Calçados, 38% compraram livros, e um em cada três compradores pela Internet comprou Vídeos/DVDs/Jogos.

O número de consumidores internautas comprando livros pela Internet aumentou em 7% nos últimos dois anos, mas o maior incremento foi na categoria Vestuário/Acessórios/Calçados, que aumentou de 20% para 36%. "Alguns dos maiores compradores de livros pela Internet são dos países em desenvolvimento -- China, Brasil, Vietnã e Egito -- indicando um enorme potencial de crescimento para varejistas online que podem objetivar especificamente esses mercados em rápido crescimento", disse Carson.

O interesse do comprador da Internet em comprar Vídeos/DVDs e Passagens/Reservas Aéreas pela Internet cresceu, respectivamente, dois e três pontos percentuais nos últimos dois anos -- hoje, um em cada quatro compradores on-line diz que comprou esses itens pela Rede nos últimos três meses.

Mais de 70% dos usuários da Internet na Índia, e mais de 60% deles na Irlanda e nos Emirados Árabes Unidos disseram que compraram passagens/reservas aéreas pela Internet nos últimos três meses, tornando o item viagem a quarta categoria mais popular da rede.

"Viagem é uma categoria extremamente adequada para a Internet, devido à sua capacidade de fornecer acesso eficiente a uma variedade extremamente ampla de informações comparáveis. Embora algumas áreas da indústria de viagem demorassem inicialmente para usar os benefícios da Internet, tal utilização online é agora uma das histórias de sucesso indubitável, fazendo parte integral dos preparativos e da experiência do viajante de hoje", disse Carson.

Um em cada quatro usuários globais da Internet comprou DVDs/Vídeos online nos últimos três meses, com os usuários do Reino Unido no topo da lista (44%), seguidos pelos usuários da África do Sul (38%). Os EUA ficaram em quinto lugar com 31%.

(Redação - InvestNews)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais