Grupo Espírito Santo compra 5% das ações do Saxo Bank

SÃO PAULO, 25 de janeiro de 2008 - O Espírito Santo Financial Group (Grupo Financeiro Espírito Santo -- ESFG, em inglês) e o Grupo Banco Espírito Santo (Grupo BES), terceiro maior grupo financeiro de Portugal, anunciaram investimento estratégico no Saxo Bank, adquirindo 5% das ações do banco dinamarquês.

Em negociações que dão ao grupo português a opção de ampliar sua participação para 10% em um prazo de cinco meses, a instituição poderá se tornar o terceiro maior acionista do Saxo Bank, empresa de capital fechado, juntamente com os dois fundadores e co-CEOs, Kim Fournais e Lars Seier Christensen, e com o fundo de ações americano General Atlantic. Depois de concluída a transação, o Saxo Bank será considerado o quarto maior banco dinamarquês em capitalização de mercado.

Estimando a avaliação de mercado do Saxo Bank em ? 1,26 bilhão, a transação é bem recebida por ambos bancos como uma operação estratégica que fortalece sua parceria e deverá criar novas oportunidades de crescimento e expansão. Como as duas entidades são donas de 10%, o Grupo BES e o ESFG terão o direito de designar um membro da diretoria do Saxo Bank.

O Grupo BES é acionista majoritário do Banco Best, um parceiro white label (com liberação de marca) do Saxo Bank desde 2006. No ano passado, o Banco Best foi considerado como o melhor banco de consumo via internet de Portugal. "Com o registro bem estabelecido do Saxo Bank como um participante importante e inovador na indústria global de investimento online, vislumbramos um enorme potencial no marcado internacional ao combinar nossas forças através deste investimento", disse, em comunicado, Ricardo Salgado, presidente do Grupo BES.

De acordo com Ricardo Salgado, a ampliação da parceria já bem estabelecida entre o Grupo BES (através do Banco Best) e o Saxo Bank, em uma cooperação mais ampla e abrangente de produtos e mercados, resultará em oportunidades mutuamente proveitosas para ambos negócios, em âmbito nacional e internacional.

"Nosso investimento em ações do Saxo Bank é um endosso do valor e da força intrínseca de nossa parceria. Trabalhando tão estreitamente com o Saxo Bank como temos trabalhado, jamais poderíamos imaginar um parceiro melhor ou um investimento mais promissor nesta área", concluiu Ricardo Salgado.

Em uma declaração conjunta, Kim Fournais e Lars Seier Christensen ressaltaram a natureza estratégica e a importância do investimento.

"Estamos muito contentes em acolher o Grupo BES e o ESFG como acionistas majoritários que ajudarão no fortalecimento e na expansão de nosso negócio principal. Conhecemos muito bem os diretores e os funcionários do banco, e aprendemos a considerá-los como operadores altamente profissionais e competentes, tanto no mercado nacional quanto no internacional. Acreditamos firmemente que a experiência e a sagacidade que eles trazem à mesa nos ajudarão a consolidar e expandir nossas operações globais, e a levar nossos produtos e serviços a novos mercados"

O Grupo BES e o Saxo Bank explorarão suas oportunidades estratégicas para uma cooperação mais estreita em mercados de além mar como o Brasil, a África e Macau.

(Redação - InvestNews)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais