REUTERS
BRASÍLIA - A confiança dos empresários da indústria atingiu em janeiro o maior nível em quase três anos, embalada pelo maior otimismo das empresas de pequeno e médio porte, mostrou pesquisa trimestral da Confederação Nacional da Indústria divulgada nesta sexta-feira.
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) somou 61,8 pontos em janeiro, frente a 58,5 pontos no mesmo período de 2007 e contra 60,4 pontos em outubro.
As empresas de pequeno e médio portes registraram um nível de confiança de 61,1 pontos e 61,7 pontos, respectivamente, frente a 58,9 pontos e 59,5 pontos em outubro.
No mesmo período de comparação, a confiança das grandes empresas ficou praticamente estável, tendo passado de 62,2 para 62,4 pontos.
- O aumento na confiança do empresário neste início de 2008 reflete uma melhor avaliação tanto das condições atuais quanto das expectativas para os próximos seis meses - afirmou a CNI em nota.
O ICEI de janeiro foi levantado junto a 1.394 empresas entre os dias 2 e 22 de janeiro. O nível de confiança registrado este mês é o maior da série da pesquisa, cuja metodologia foi revisada recentemente e só permite comparações a partir de abril de 2005.